Pesquisar neste blog

Tutoriais

Dicas para ter mais espaço no disco rígido

Programas novos, MP3, fotos, arquivos temporários ou os que chegam em e-mails são algumas das ameaças que tomam conta do disco rígido e o mastigam em questão de dias. Apagar arquivos temporários e programas não utilizados, comprimir arquivos e mesmo o próprio disco são alguns dos truques para aumentar o espaço no seu PC. Assim, antes que apareça o aviso ""Espaço em disco insuficiente", convém tomar algumas precauções. Sugerimos algumas: Limpe aquivos temporários e a lixeira
Uma ferramenta muito útil é a Limpeza de Disco, que oferece uma listagem dos arquivos que podem ser eliminados. O usuário simplesmente marca as opções e o Windows automaticamente faz a limpeza. Para ativar, basta ir a Iniciar/Programas/Acessórios/Ferramentas do Sistema/Limpeza de Disco.
Se há dúvidas sobre os arquivos apagados, também se pode ir em busca dos temporários, verdadeiras pragas que enchem desnecessariamente o disco rígido. Para encontrá-los manualmente, vá em Iniciar/Pesquisar/Todos os Arquivos e Pastas. No campo em que se deve dizer qual arquivo deve ser procurado, escreva *.tmp. Marque o disco onde será feita a busca.
A janela de pesquisa vai exibir então todos os arquivos com extensão *.tmp, ou seja, todos os arquivos temporários. Então basta selecioná-los e eliminá-los.
Apague programas que já não se usa
Já com o disco em franca recuperação, agora é a hora daqueles programas que se dedicam a limpar os temporários que tenham ficado ou cópias de segurança de documentos Word. O próprio usuário poderia fazer a limpeza manualmente, mas dessa vez é melhor que seja feita pelos programas que sugerimos a seguir.
O Ashampoo WinOptimizer apaga todos os arquivos não-desejados, otimiza o registro de configurações e se assegura de que as últimas versões dos arquivos DLL (vitais para o bom funcionamento do PC) estejam na pasta Sistema. Depois da revisão, o software aconselha que ações realizar.
Outro programa muito bom para ordenar o disco rígido é o McAfee QuickClean, que identifica rapidamente os arquivos duplicados e desinstala aqueles programas que podem descansar, mas fora do computador.
Também apaga definitivamente os e-mails que a gente acha que eliminou, o cache do navegador e, automaticamente, todos aqueles arquivos desnecessários e que afetam o rendimento do sistema. O resultado será unma máquina mais "magra" e mais ágil.
Comprima os arquivos mais pesados
Primeiro deve-se localizar estes arquivos. Para isso, nada melhor que abrir o buscador do Windows (Iniciar/Pesquisar) e clicar em Opções de Busca. Depois, marque Tamanho e especifique a partir de que peso o sistema deve procurar.
Com a lista completa dos arquivos, basta escolher os que se deseja comprimir e, com o botão direito do mouse, escolher "Add to Zip" (é preciso ter o WinZip instalado). O WinZip é considerado por muitos como a ferramenta de compressão e descompressão de arquivos mais popular. Ele suporta os formatos mais comuns da Web e também permite dividir um arquivo muito pesado em vários pequenos, seja para enviar por e-mail, seja para passar de um PC para outro. Outros programas igualmente bons são o Brazip e o WinRAR.
Outra ferramenta para comprimir e descomprimir arquivos é o ArchiveXpert 2.0. Ele descomprime 15 formatos diferentes, entre eles ZIP, CAB, LHA, LZH, TAR, JAR, GZ e BH. Além disso, conta com múltiplas opções como entrada de senha para acessar os arquivos, comentários adicionais nos arquivos, teste de erro, busca avançada de arquivos e compressão e descompressão de múltiplos arquivos de uma só vez. Ele se integra ao Internet Explorer, o que permite acessar as funções do programa clicando no botão direito do mouse.
Finalmente, o ICEOWS é uma das ferramentas mais simples para comprimir e descomprimir arquivos. Em primeiro lugar, comprime em formatos ICE e ZIP sem necessidade de programas externos, e descomprime inúmeros formatos como ICE, ARJ, ZIP, GZIP, RAR, ACE, TAR, MS-CAB, LZS, LZH, LHA, IMP, do Quake 3, de mensageiros da Internet (Mime, UUE, XXE, B64, HQX) e de Java ARchive (JAR, EAr, WAR).
A interface é muito simples, apenas uns cliques com o mouse comprimem e descomprimem arquivos. Visualmente, ele parece com o Windows Explorer e os arquivos comprimidos aparecem como pastas azuis. E ele é gratuito.
Comprimir o disco rígido
Se depois de tudo que já fizemos ainda falta espaço, é hora de usar uma função especial do Windows: o conversor de arquivos FAT 32 (para o caso do Windows 95 e 98). A FAT32 (File Allocation Table) permite guardar as informações do disco em menos espaço.
Para conhecer que tipo de FAT tem a máquina, clique com o botão direito sobre o nome da unidade no Windows Explorer e escolha Propriedades. O campo Sistema de arquivos dira se é FAT ou FAT32.
Se é FAT, recomenda-se passar a FAT32. Para tal, vá em Iniciar/Programas/Acessórios/Ferramentas do Sistema/Converter para FAT32. Todo o processo é feito por um assistente do Windows, basta indicar a ele qual unidade se quer passar para a nova configuração. O programa reinicia o computador para trabalhar a partir do DOS, passa o ScanDisk no HD para evitar problemas, converte a unidade para FAT32 e a desfragmenta para depois reiniciar.
Outra opção é passar para o sistema NTFS, já com Windows XP. Esta função, assim como FAT32, melhora a estabilidade dos arquivos e aumenta a capacidade do disco. Mas aconselha-se usar esse sistema somente se o disco rígido é maior que 32Gb e se apenas um sistema operacional será executado na máquina.
Para mudar para NTFS vá a Iniciar/Executar e escreva no campo cmd. Abrirá uma janela DOS, digite CD.. e apertar Enter quantas vezes for necessário até chegar a C:>. Depois, escreva: convert c: /fs:ntfs.
Uma mensagem indicará que não se pode realizar a conversão porque o disco está em uso. Então, aperte a tecla N e o sistema perguntará se o usuário quer realizar a conversão ao iniciar o sistema. Agora, basta apertar S e, quando o PC reiniciar, começará a conversão do sistema de arquivos.

 

Dez dicas para deixar o Windows XP mais rápido

 

Desabilitando os efeitos de tela do Windows XP, seu computador vai render mais. Foto: Divulgação O Dicas dos nerds selecionou 10 dicas simples para você deixar o seu Windows XP mais rápido. Com exceção da primeira, que diz respeito a hardware, as demais dependem apenas de mudanças em determinadas configurações, algumas ocultas dos usuários menos especializados. Nenhuma das dicas abaixo deve causar problemas no funcionamento de segurança, mas é sempre bom manter um backup dos arquivos e documentos mais importantes. Lembre-se ainda que, para realizar alguns passos, é necessário ser o administrador do sistema. Confira:
1)Tenha pelo menos 512 MB de RAM
Para o Windows XP rodar de maneira satisfatória, é necessário pelo menos 512 Mb de memória RAM. Com menos do que isso, o desempenho do sistema operacional deixa a desejar. Memória RAM é um dos upgrades mais baratos que você pode fazer na sua máquina, e o resultado pode surpreendê-lo. Mas tome cuidado para comprar pentes de memória compatíveis com a sua placa-mãe. Obtenha ajuda do fabricante do computador ou de um especialista.
2) Remova os efeitos "especiais"
Por padrão, a área de trabalho do Windows XP é toda incrementada: a seta do mouse e os menus são sombreados, o conteúdo das janelas aparece quando elas são arrastadas e por aí vai. Essas "frescuras" exigem mais do computador. Se você não se importa em ter um desktop sem graça, mas rápido, desabilite esses efeitos:


  • Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e abra o item Propriedades;
  • Na aba Avançado, dentro de Desempenho, clique em Configurações;
  • Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho. 3) Desabilite as pastas ZIP
    O Windows XP, por padrão, trata arquivos comprimidos no formato ZIP como pastas, mas deixa o sistema mais lento - é melhor utilizar programas como o WinZip e o WinRar. Para desabilitar o acesso direto às pastas ZIP, faça o seguinte:
  • Vá em Menu Iniciar -> Executar e digite "regsvr32 /u zipfldr.dll" (sem as aspas). Você deverá ver uma caixa de texto com a mensagem "DllUnregisterServer em zipfldr.dll teve êxito" como confirmação do registro.
    4) Remova aplicativos desnecessários na inicialização
  • Abra o Menu Iniciar -> Executar e digite msconfig;
  • Vá até a aba Inicializar e desmarque todos os programas que não precisam ser carregados ao ligar o computador. Cuidado para não desmarcar aplicativos importantes, como o antivírus. Remova somente aqueles que você conhece.
    5) Faça uma faxina no disco rígido
  • Abra o programa, em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco;
  • Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com freqüência. São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário